Lembrando: as informações da previdência são de responsabilidade da Icatu, a seguradora o plano ARCA. Sendo assim, o Informe de Rendimentos está disponível no site de nossa parceira.Confira o passo a passo abaixo de como solicitar o Informe de Rendimentos dos seus produtos de Previdência:
- Acesse o site https://clientes.icatuseguros.com.br/login;
- Digite seu CPF e senha. Em seguida, clique em Acessar;
- No Menu, clique em Informe de Rendimentos;
- Selecione o ano base 2022 e faça o download do documento.
Caso não se lembre da sua senha de acesso, basta inserir seu CPF e clicar em "Esqueci a Senha".Com isso, é só seguir o passo a passo de recuperação de senha. E, se for o seu primeiro acesso ao site da Icatu, clique em "Primeiro Acesso" e siga o passo a passo indicado para cadastro.
A Previdência Privada é uma modalidade de investimento ideal para a construção de patrimônio no longo prazo.
Pode ser utilizada para aposentadoria, planejamento sucessório, educação dos filhos, para aproveitar os benefícios tributários que ela oferece ou para outros objetivos de longo prazo.
Saiba mais:https://blog.grao.com.br/previdencia
Inicialmente, ao contratar um plano de Previdência Privada, o investidor deve selecionar a modalidade (PGBL ou VGBL), o regime de tributação (progressivo ou regressivo) e o fundo de previdência que mais se adequa ao seu perfil.
Após a contratação, o investidor poderá fazer aportes conforme a sua disponibilidade de recursos financeiros (respeitando o aporte mínimo do fundo), com o objetivo de construir seu patrimônio e alcançar suas metas.
Ao final da fase de acumulação, o investidor poderá resgatar o montante ou gerar uma renda para realizar seus objetivos de longo prazo.
Saiba mais:https://blog.grao.com.br/previdencia
Existem duas modalidades diferentes de previdência privada: o Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) e o Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL).
O PGBL oferece uma vantagem tributária para investidores que contribuem com algum regime de previdência pública — como o INSS — e fazem a Declaração de IR no modelo completo. Nesta modalidade, é possível deduzir até 12% da renda anual tributável da base de cálculo do IRPF, proporcionando a restituição do imposto.
Em compensação, no momento do resgate, a tributação incidirá sobre o total do valor acumulado em sua previdência.
Já no VGBL, a tributação no momento do resgate incide apenas sobre os rendimentos. Em contrapartida, durante a fase de acumulação, não há benefício de diferimento fiscal no IR.
No momento da contratação do plano, o investidor deve optar por uma das duas modalidades, e não é possível fazer portabilidade entre elas.
Saiba mais:https://blog.grao.com.br/tipos-de-previdencia
Existem dois regimes de tributação em planos de previdência privada: o progressivo e o regressivo.No regime regressivo, a alíquota de imposto decresce com o tempo investido, iniciando em 35% e chegando ao mínimo de 10% após 10 anos.
Já no progressivo, a alíquota segue a tabela do IRPF — a mesma usada para calcular os impostos a serem pagos nos salários de um trabalhador CLT —, e varia de acordo com o valor resgatado e a renda tributável do investidor no ano.
Saiba mais:https://blog.grao.com.br/tributacao-previdencia-privada
Para escolher o melhor plano, é necessário definir a modalidade e o regime tributário.
Quanto à modalidade, se o investidor preencher a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física no modelo completo e for contribuinte em algum regime de previdência pública, como o INSS, ele é elegível ao benefício fiscal oferecido pelo PGBL. Sendo assim, pode aproveitar as vantagens tributárias desse regime. Nos outros casos, recomenda-se o VGBL.
É importante também lembrar que esse investidor deve aportar em planos PGBL apenas o limite da renda disponível para restituição (12% da renda bruta anual tributável). O excedente recomenda-se investir em um VGBL, para aproveitar a alocação mais vantajosa disponível. Sobre o regime tributário, em geral, para investidores de longo prazo, recomenda-se a tabela regressiva, pois a alíquota pode chegar a apenas 10%, após 10 anos de aplicação, o que é menor que a maioria dos outros investimentos disponíveis no mercado.
Em alguns casos, a tabela progressiva pode fazer mais sentido, caso o investidor tenha um prazo menor de investimento ou uma renda tributável baixa na fase de usufruto.
Saiba mais:https://blog.grao.com.br/regime-progressivo-ou-regressivo
https://blog.grao.com.br/tipos-de-previdencia
Alguns fundos de investimento tradicionais contam com uma cobrança antecipada de impostos, chamada de come-cotas. Essa cobrança é obrigatória e semestral, acontecendo sempre nos meses de maio e novembro.
Fundos de previdência são isentos dessa cobrança antecipada. Isso ajuda a potencializar o efeito dos juros compostos no investimento e, consequentemente, a rentabilidade do investidor no longo prazo.
Além disso, a alíquota mínima de imposto encontrada nos fundos de investimento tradicionais é de 15%. Na previdência privada, o valor pode chegar a 10% na tabela regressiva — ou até menos na tabela progressiva, em alguns casos.
Alguns fundos de investimento tradicionais contam com uma cobrança antecipada de impostos, chamada de come-cotas. Essa cobrança é obrigatória e semestral, acontecendo sempre nos meses de maio e novembro.
Fundos de previdência são isentos dessa cobrança antecipada. Isso ajuda a potencializar o efeito dos juros compostos no investimento e, consequentemente, a rentabilidade do investidor no longo prazo.
Além disso, a alíquota mínima de imposto encontrada nos fundos de investimento tradicionais é de 15%. Na previdência privada, o valor pode chegar a 10% na tabela regressiva — ou até menos na tabela progressiva, em alguns casos.
Saiba mais:https://blog.grao.com.br/investir-em-previdencia-privada
Qualquer pessoa física pode investir em um plano de previdência privada.
Ela é indicada principalmente para investidores que buscam construir seu patrimônio no médio e longo prazo dispondo de diversas vantagens tributárias.
Algumas dessas vantagens são: a ausência do come-cotas, a possibilidade de diferimento de imposto de renda e alíquotas reduzidas na tributação do resgate do investimento. Tudo vai depender do modelo de previdência privada que você selecionar.
O prazo de cotização é o tempo que a administradora do fundo precisa para calcular o valor de suas cotas. No caso de uma solicitação de resgate, a cotização acontece após 7 dias úteis e, em seguida, é feita a liquidação dos ativos. Com isso, você recebe seu dinheiro no 2º dia útil após a efetivação da cotização.
Vale lembrar que o valor efetivo que você receberá pode ser levemente diferente do observado no momento do pedido de resgate. Isso porque será levado em consideração o dia da cotização.
Sendo assim, o valor da sua cota pode oscilar de acordo com o mercado durante os dias que antecedem a efetivação do seu pedido. A variação pode ser tanto para cima quanto para baixo.
Portanto, antes de realizar o resgate, fique atento a esse detalhe, que é comum nos investimentos em fundos.
Não. A portabilidade pode ocorrer somente entre planos com a mesma modalidade: PGBL para PGBL ou VGBL para VGBL.
Não é possível mudar o regime de tributação do plano após a contratação, mas é possível fazer a portabilidade.
Na portabilidade, sempre é possível migrar para um plano com o mesmo regime.
Por questões regulamentares, as mudanças entre os regimes de tributação só são permitidas no caso da modificação do progressivo para o regressivo. Vale lembrar que, ao fazer a portabilidade de um regime progressivo para regressivo, o tempo começa a contar a partir do momento da portabilidade, e não do aporte inicial.
Para investir nos nossos fundos, o investidor deve baixar o app da Grão e fazer seu cadastro completo. Em seguida, basta selecionar o fundo onde deseja investir e seguir o fluxo no aplicativo.
Logo após a contratação, o aplicativo da Grão irá informar o status da sua contratação através de notificações push até que ela seja totalmente processada. Também é possível acompanhar o processo através da seção "Carteira" no App e selecionando o seu plano de previdência contratado na lista de fundos. Para novos aportes e resgates, o acompanhamento é realizado na mesma seção do aplicativo.
Após o pagamento do aporte, ainda pode levar entre 4 e 6 dias úteis para o valor aparecer no saldo do seu investimento. Isso ocorre pois a seguradora leva alguns dias para processar o pagamento, movimentar os recursos para o fundo e convertê-los em cotas, para que o valor do saldo possa ser atualizado.
No momento da contratação do seu plano de previdência pelo aplicativo, é possível configurar a contribuição mensal.
Após a contratação do plano, caso queira configurar uma contribuição mensal, basta acessar a aba “Financeiro”, na tela do seu plano contratado, e clicar em “Agendar aportes”.
Após a contratação do plano, caso queira alterar a data de vencimento das contribuições mensais, basta acessar a aba “Financeiro”, na tela do seu plano contratado, clicar em “Editar” e, em seguida, “Editar forma de pagamento”.
Após a contratação do plano, caso queira alterar a data de vencimento das contribuições mensais, basta acessar a aba “Financeiro”, na tela do seu plano contratado, clicar em “Editar” e, em seguida, “Editar dia do pagamento”.
Você pode solicitar o resgate parcial ou total por meio do menu da sua conta no aplicativo da Grão.
O saldo é informado no aplicativo da Grão e é atualizado diariamente.
Entretanto, o saldo disponibilizado no aplicativo é o valor bruto. O saldo líquido será calculado apenas durante o processamento do resgate, descontando o imposto (que será calculado em função da modalidade e regime tributário do plano).
Sim. É possível solicitar um novo aporte quando quiser, basta selecionar um certificado ativo na sua carteira e tocar em "Fazer aporte extra".
Basta entrar em contato com o nosso time de atendimento para alterar seus dados cadastrais.
Não. A conta só pode ser movimentada pelo titular.
É possível abrir uma conta no aplicativo da Grão, porém ainda não aceitamos investimentos de pessoas com residência fiscal fora do Brasil.
Basta entrar em contato com o nosso time de atendimento para incluir beneficiários no seu plano de previdência.
Contato:
WhatsApp: (11) 91308-4169
[email protected]
A Grão surgiu com o propósito de conectar pessoas de mentalidade empreendedora e que querem atingir o sucesso financeiro a uma experiência de investimentos única, com benefícios exclusivos, produtos inovadores e total transparência. Somos uma empresa especializada em investimentos, feita por investidores e para investidores.
Aplicação mínima: R$ 100,00
Aporte mensal mínimo (não obrigatório): R$ 100,00
Movimentação mínima: R$ 100,00
Prazo de cotização: D+7
Prazo de liquidação/resgate: D+9
Taxa de Administração: 0,59%
Taxa de Entrada: 0%
Taxa de Carregamento: 0%
Taxa de Saída: 0%
Taxa de Performance: 0%
Saiba mais:https://blog.grao.com.br/fundo-arca
O ARCA Grão Multimercado é um fundo de previdência cuja alocação é baseada na metodologia ARCA, criada e difundida pelo Thiago Nigro (o Primo Rico).
A estratégia de alocação busca diversificar os recursos em 4 grandes classes de ativos: Ações de empresas brasileiras; setor imobiliário (representado pelos fundos imobiliários); ativos internacionais; e caixa, com ativos de renda fixa ou fundos de renda fixa com alta liquidez.
O nome da estratégia é um acrônimo, em que cada inicial representa cada classe de ativo. Confira a seguir:
A – Ações;
R – Real estate (setor imobiliário);
C – Caixa (renda fixa com alta liquidez);
A – Ativos internacionais (ações de empresas ou ETFs emitidos no exterior).
Saiba mais:https://blog.grao.com.br/fundo-arca-2
Um fundo multimercado é uma categoria de fundo de investimento que tem uma política determinada a mesclar aplicações de vários mercados, como renda fixa, ações, exposição ao câmbio, outros tipos de fundos, entre outros.
Com isso, o gestor utiliza uma estratégia com ativos diversificados, buscando tornar o fundo mais rentável no longo prazo.
O valor mínimo para o aporte inicial, para os subsequentes e resgates é de R$100,00.
O prazo é de 60 dias a partir da data do aporte.
Saiba mais:https://blog.grao.com.br/fundo-arca
Após solicitar um resgate, o valor líquido cairá na sua conta em 9 dias úteis após a solicitação.
Saiba mais:https://blog.grao.com.br/fundo-arca
A taxa de administração cobrada pelo fundo é de 0,59%, uma das menores do mercado.
Além disso, o fundo não conta com taxa de carregamento, de entrada, de saída e de performance.
Saiba mais:https://blog.grao.com.br/tributacao-previdencia-privada
Devido a restrições legais do fundo previdenciário, fomos obrigados a ajustar a composição do fundo. Entretanto, mantivemos a composição de 50% somados em Ações Brasil e ativos internacionais e, os outros 50%, em Caixa (40%) e Real Estate (10%).
Justamente pelo Fundo de Previdência Privada ser o veículo mais eficiente do ponto de vista tributário e sucessório. Utilizando a tabela de Imposto de Renda (IR) no regime regressivo, conseguimos reduzir a alíquota de imposto de 15% nos fundos de renda fixa e de ações para apenas 10% e também compensamos a perda de isenção nos dividendos dos FIIs com a redução do imposto sobre ganho de capital da classe imobiliária, quando contratada.
O benchmark do Fundo ARCA Grão Multimercado é o CDI.
Aplicação mínima: R$ 100,00
Aporte mensal mínimo (não obrigatório): R$ 100,00
Movimentação mínima: R$ 100,00
Prazo de cotização: D+7
Prazo de liquidação/resgate: D+9
Taxa de Administração: 0,59%
Taxa de Entrada: 0%
Taxa de Carregamento: 0%
Taxa de Saída: 0%
Taxa de Performance: 0%
Saiba mais:https://blog.grao.com.br/fundo-arca
A ARCA Previdência Renda Fixa é uma previdência privada cuja alocação é baseada na metodologia ARCA, criada e difundida pelo Thiago Nigro (o Primo Rico).
A estratégia de alocação original busca diversificar os recursos em 4 grandes classes de ativos:
A - Ações de empresas brasileiras
R - real estate (ou setor imobiliário);
C - caixa (ou renda fixa)
A - ativos internacionais (investimentos no exterior para diversificação geográfica)A ARCA Previdência Renda Fixa utiliza apenas a parcela Caixa da metodologia ARCA e tem sua alocação baseada nos fundos de renda fixa da ARCA Previdência Multimercado.
Saiba mais:Como vai funcionar a ARCA Previdência Renda Fixa? (grao.com.br)
Os fundos de renda fixa são uma modalidade de investimento coletivo em que os recursos dos investidores são captados pelas gestoras e aplicados em títulos de renda fixa emitidos por empresas, bancos e pelo governo.
Exemplo: CDBs, Tesouro Direto, LCI, LCA, debêntures, CRIs, CRAs, etc.
A carteira da ARCA Previdência Renda Fixa é composta por diferentes fundos de renda fixa das melhores gestoras do mercado.
Saiba mais:https://blog.grao.com.br/fundos-de-renda-fixa
A ARCA Previdência Renda Fixa atende ao perfil de investidor conservador, garantindo maior segurança e menor volatilidade nos investimentos.
O investimento, porém, cabe para todos os perfis de investidor em uma carteira diversificada.
O valor mínimo para o aporte inicial, para aplicações subsequentes e para resgates é de R$100,00.
Saiba mais:Como vai funcionar a ARCA Previdência Renda Fixa? (grao.com.br)
O prazo é de 60 dias a partir da data do aporte.
Saiba mais:Como vai funcionar a ARCA Previdência Renda Fixa? (grao.com.br)
Após solicitar um resgate, o valor líquido cairá na sua conta em 9 dias úteis após a solicitação.
Saiba mais:Como vai funcionar a ARCA Previdência Renda Fixa? (grao.com.br)
A taxa de administração cobrada pelo fundo é de 0,59%, uma das menores do mercado.
Além disso, o fundo não conta com taxa de carregamento, de entrada, de saída e de performance.
Saiba mais:https://blog.grao.com.br/tributacao-previdencia-privada
Justamente pelo Fundo de Previdência Privada ser o veículo mais eficiente do ponto de vista tributário e sucessório. Utilizando a tabela de Imposto de Renda (IR) no regime regressivo, conseguimos reduzir a alíquota de imposto de 15% nos fundos de renda fixa e de ações para apenas 10% e também compensamos a perda de isenção nos dividendos dos FIIs com a redução do imposto sobre ganho de capital da classe imobiliária, quando contratada.
Saiba mais:https://blog.grao.com.br/vantagens-fundo-de-previdencia-privada
O benchmark do ARCA Previdência Renda Fixa é o CDI.
Saiba mais:https://blog.grao.com.br/cdi-hoje
Não, o fundo não cobra nenhuma taxa de performance.
Saiba mais:https://blog.grao.com.br/taxa-de-performance
A S3 CACEIS Investor Services é uma empresa do Grupo Santander e uma das principais administradoras de investimentos do Brasil. Ela conta com uma estrutura que oferece serviços completos e personalizados para os fundos de investimento e seus cotistas.
A Icatu Seguros é uma empresa especialista em seguros de Vida, Previdência e Capitalização, que está no mercado há mais de 30 anos e conta com mais de R$60 bilhões sob gestão.
A XP Seguros é uma empresa do grupo XP Inc. comprometida em oferecer produtos de Previdência Privada que atendam às necessidades de seus clientes e garante autonomia integral para implementar melhorias e soluções aos brasileiros.
O banco BTG Pactual é o maior banco de investimentos da América Latina e terceiro maior banco privado do Brasil, e atua no mercado brasileiro há quase quatro décadas buscando cultivar relações duradouras com seu rol de clientes.
R. Pedroso Alvarenga, 900 - Itaim Bibi, São Paulo - SP, 04531-003
Para dúvidas técnicas, ou para falar sobre portabilidade: [email protected]
Leia nossos Termos de uso e Política de Privacidade.
© 2022 Grão Gestão de Recursos LTDA - Todos os direitos reservados.
Leia nossos Termos de uso e Política de Privacidade.
© 2022 Grão Gestão de Recursos LTDA - Todos os direitos reservados.
DisclaimerPrevalecem os termos dos regulamentos que você recebe na contratação dos planos, de acordo com a legislação vigente. O regulamento do plano poderá ser consultado no portal da Susep, na rede mundial de computadores. Os recursos dos planos de previdência são aplicados em fundos de investimento, que não possuem garantia de rentabilidade, podendo, inclusive, ter rentabilidade negativa. O registro desses planos na Susep não implica, por parte da autarquia, incentivo ou recomendação à sua comercialização. Os planos de previdência apresentam tributação no resgate ou recebimento de renda, conforme sua escolha na contratação: tributação progressiva compensável ou tributação regressiva definitiva. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura. Condições para aposentadoria: DE ACORDO COM O PLANO. A exposição resultante da utilização de instrumentos derivativos e a atuação em mercados organizados de liquidação futura respeita os limites impostos pela Resolução do Conselho Monetário Nacional – CMN 4.444 de 13 de novembro de 2015 e suas alterações posteriores. As informações sobre os planos e os critérios utilizados podem ser encontrados no site da DISTRIBUIDORA e nos regulamentos dos planos aprovados pela SUSEP. A divulgação diária das informações relativas ao fundo de investimento vinculado ao plano é feita por meio da posição consolidada, na área logada dos participantes dentro da DISTRIBUIDORA. As demonstrações financeiras relativas ao(s) FIE(s) ficam disponíveis no site da CVM, onde também é possível consultar o regulamento e lâmina do Fundo de Investimento. Os participantes poderão alterar conforme estipulado no regulamento dos planos e na proposta de contratação os valores para aplicação de recursos no fundo vinculado ao plano. A rentabilidade divulgada não é líquida de impostos. Fundos de investimento não contam com garantia do administrador, do gestor, de qualquer mecanismo de seguro ou fundo garantidor de crédito - FGC. Leia o prospecto e o regulamento antes de investir. A rentabilidade do fundo será impactada em virtude dos custos e despesas do fundo, inclusive taxa de administração. O índice utilizado trata-se de mera referência econômica e não meta ou parâmetro de performance. Para informações, ligue para (11) 91373-0352 ou acesso o site www.grao.com.br . Para denúncias, entrar em contato com a Ouvidoria +55 (11) 3181-6245 ou [email protected]. Para dúvidas técnicas, ou para falar sobre portabilidade, entrar em contato pelo email: [email protected]