Portabilidade de previdência privada
A sua chance para salvar o seu futuro financeiro
O mercado de previdência privada no Brasil conta com bilhões de reais investidos em produtos com taxas altas e baixo rendimento. Mesmo assim, muitas pessoas investem nessas previdências há muitos anos e seguem pagando altos custos de forma passiva ou até mesmo sem saber.

E essa pessoa pode ser você ou alguma pessoa muito próxima!

Porém, há uma solução para quem deseja se livrar dessas previdências com altos custos para realmente investir nas melhores opções do mercado para o longo prazo. Ela se chama portabilidade.
Preencha o formulário para saber tudo sobre a portabilidade
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Ao clicar no botão "Quero saber mais", você aceita nossos Termos de Uso & Politica de privacidade e receber informações por e-mail.
O que é a portabilidade

A portabilidade é uma ferramenta da previdência privada que permite a migração de planos de previdência privada sem a necessidade de resgate e pagamento de impostos.

Com isso, você consegue trocar o seu plano atual que não oferece boas condições por um outro que seja vantajoso. Tudo de forma simples e sem custos com impostos.

Quando é preciso fazer a portabilidade?

A portabilidade se torna necessária pois existem muitas opções de previdência privada no mercado que entregam condições ruins para o cliente. E você ou alguma pessoa muito próxima pode estar investindo em um produto como esse.

Veja alguns exemplos dos principais problemas de algumas previdências do mercado.

Altas taxas de administração:

Um dos grandes problemas do mercado são as taxas altas. Esses valores na maioria das vezes são injustificáveis pela complexidade do investimento.

Essas altas taxas de administração impactam e muito no retorno de longo prazo. Veja na imagem abaixo a comparação da diferença de retorno entre duas previdências com taxas altas e uma com taxa justa:
Explicando o gráfico: no exemplo, temos 2 investimentos com taxas de administração altas. A terceira opção é a previdência ARCA da Grão, que cobra somente 0,59% ao ano.

Para os 3 exemplos foi considerado um investimento inicial de R$100.000, com rentabilidade de 10% ao ano por um período de 30 anos.

Cenário preocupante no mercado

Os dois exemplos de taxas de 2,5% e 1,5% ao ano já são muito altas, mas existem produtos ainda mais caros dentro do mercado de previdência, como você pode ver abaixo.
Qual a taxa ideal para um fundo de previdência?

Para fundos que investem somente em produtos de renda fixa, o ideal é que a taxa de administração seja de no máximo 0,5% ao ano.

Já para produtos que investem em ativos mais sofisticados, como ações e investimentos internacionais, por exemplo, o limite pode ser ampliado para 2%, mas com ressalvas.

No mercado, porém, não é isso que observamos com frequência. Por isso, se torna necessário em muitos casos realizar a portabilidade de sua previdência.
Outras taxas

Não bastasse isso, alguns outros produtos cobram taxas extras, que sequer deveriam ser praticadas. Conheça algumas delas.

Taxa de entrada: é uma cobrança feita em alguns planos de previdência sobre cada aporte realizado no produto. Em planos de qualidade, ela não deve existir.

Taxa de Saída: é uma cobrança feita nos momentos de resgate de saldo. É outra taxa que não deve existir nos planos de previdência.

Taxa de performance: é cobrada em alguns fundos quando o desempenho supera o índice de referência de performance — conhecido também como benchmark. Ela só deve existir se o fundo tiver uma gestão ativa de seleção que busque superar o índice de referência. Mesmo assim, não pode ser maior do que 20% do que exceder o benchmark.
Vantagens da portabilidade

O cenário apresentado mostra a importância da portabilidade para investidores que querem trocar as suas previdências que não oferecem boas condições.
Veja algumas vantagens da portabilidade:
  • Troca de plano sem necessidade de resgate;
  • Zero custos com impostos;
  • Manutenção da faixa de imposto de renda para trocas de previdência com tabela regressiva do IR;
  • Possibilidade de trocar um plano com tabela progressiva para regressiva.
Como fazer a portabilidade

O procedimento é bem simples. Basta que você:
  • Separe um conjunto de dados da sua previdência atual (que são facilmente encontrados no extrato detalhado do seu plano).
  • Entre em contato com a nova instituição de interesse para realizar o procedimento.
Quer saber tudo sobre a portabilidade e ter mais informações para decidir se você deve fazer a sua? É só preencher o formulário!
Preencha o formulário para saber tudo sobre a portabilidade
Ao clicar no botão "Quero saber mais", você aceita nossos Termos de Uso & Politica de privacidade e receber informações por e-mail.
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
DisclaimerPrevalecem os termos dos regulamentos que você recebe na contratação dos planos, de acordo com a legislação vigente. O regulamento do plano poderá ser consultado no portal da Susep, na rede mundial de computadores. Os recursos dos planos de previdência são aplicados em fundos de investimento, que não possuem garantia de rentabilidade, podendo, inclusive, ter rentabilidade negativa. O registro desses planos na Susep não implica, por parte da autarquia, incentivo ou recomendação à sua comercialização. Os planos de previdência apresentam tributação no resgate ou recebimento de renda, conforme sua escolha na contratação: tributação progressiva compensável ou tributação regressiva definitiva. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura. Condições para aposentadoria: DE ACORDO COM O PLANO. A exposição resultante da utilização de instrumentos derivativos e a atuação em mercados organizados de liquidação futura respeita os limites impostos pela Resolução do Conselho Monetário Nacional – CMN 4.444 de 13 de novembro de 2015 e suas alterações posteriores. As informações sobre os planos e os critérios utilizados podem ser encontrados no site da DISTRIBUIDORA e nos regulamentos dos planos aprovados pela SUSEP. A divulgação diária das informações relativas ao fundo de investimento vinculado ao plano é feita por meio da posição consolidada, na área logada dos participantes dentro da DISTRIBUIDORA. As demonstrações financeiras relativas ao(s) FIE(s) ficam disponíveis no site da CVM, onde também é possível consultar o regulamento e lâmina do Fundo de Investimento. Os participantes poderão alterar conforme estipulado no regulamento dos planos e na proposta de contratação os valores para aplicação de recursos no fundo vinculado ao plano. A rentabilidade divulgada não é líquida de impostos. Fundos de investimento não contam com garantia do administrador, do gestor, de qualquer mecanismo de seguro ou fundo garantidor de crédito - FGC. Leia o prospecto e o regulamento antes de investir. A rentabilidade do fundo será impactada em virtude dos custos e despesas do fundo, inclusive taxa de administração. O índice utilizado trata-se de mera referência econômica e não meta ou parâmetro de performance. Para informações, ligue para (11) 94453-1166 ou acesso o site www.grao.com.br . Para denúncias, entrar em contato com a Ouvidoria (11) 94453-1166 ou meajuda@grao.com.br

Fale conosco

meajuda@grao.com.br

R. Pedroso Alvarenga, 900 - Itaim Bibi, São Paulo - SP, 04531-003

Para dúvidas técnicas, ou para falar sobre portabilidade: especialistas@grao.com.br

Ouvidoria

Nossas redes

Formulário enviado com sucesso!
Oops! Algo deu errado no envio do seu Formulário.

Leia nossos Termos de uso e Política de Privacidade.
© 2022 Grão Gestão de Recursos LTDA - Todos os direitos reservados.

Leia nossos Termos de uso e Política de Privacidade.
© 2022 Grão Gestão de Recursos LTDA - Todos os direitos reservados.